Saiba o que é


Tire suas dúvidas de forma rápida e precisa aqui nesta FAG.

1 – O que é reciclar?

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo.

2 - Qual a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente?

A reciclagem é um termo utilizado para indicar o reaproveitamento ou a reutilização de um material que por algum motivo foi rejeitado. A partir da reciclagem diminuem a quantidade de lixo que é jogada na natureza e a quantidade de energia e de matéria-prima que é utilizada para a produção de novos produtos.

3 – O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Sendo assim, o lixo orgânico é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

4 - Que tipos de materiais podem ser reciclados?

Os principais materiais recicláveis são o metal, o vidro, o plástico e o papel. Dentre eles, porém, há exceções. Lâmpadas fluorescentes, por exemplo, não costumam ser recicladas e devem, portanto, ser depositadas no lixo comum, assim como os espelhos. Constam ainda dessa lista cerâmicas, objetos de acrílico, papeis plastificados (como o das embalagens de biscoito), papel-carbono, papel higiênico, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, bitucas de cigarro, fraldas, absorventes e guardanapos. As baterias de telefones sem fio, de filmadoras e de celulares podem ser reaproveitadas, assim como as pilhas comuns.

5 - O que é uma cooperativa de reciclagem?

As cooperativas de reciclagem desenvolvem o processo de tratamento dos materiais recicláveis e os enviam às empresas recicladoras, porém, até chegar esta fase existe uma série de etapas que a antecedem.

6 – Qual a importância de uma cooperativa de reciclagem?

A reciclagem auxilia no processo de preservação ambiental, ao passo que diminui o uso de recursos naturais para a fabricação de embalagens. As cooperativas de reciclagem ajudam a gerar empregos e colaboram para a valorização do trabalho de catadores.

7 – Quais as fases do processo de tratamento do material reciclado em uma Cooperativa?

Coleta: nesta fase os catadores coletam o lixo reciclável e entregam à cooperativa. Em alguns casos, a cooperativa recebe por meio de doação o material a ser reciclado, tais como: como alumínio, papel, plástico e vidro,
Triagem: quando o material chega às cooperativas ele precisa ser separado, portanto, devem ser colocados em seus respectivos container, de acordo com o tipo de cada material.
Pesagem: todo material separado será pesado e, consequentemente, a cooperativa comprará este material do cooperado.
Prensa: o material já separado é prensado e para que isso aconteça é preciso de grandes prensas que compactam material em grande quantidade.
Venda: nessa etapa todo o material é transportado e vendido para empresas recicladoras que fazem o processo de reciclagem, tornando a usar esses materiais como matéria-prima.

8 – Qual o valor do faturamento mensal que um cooperado recebe através da reciclagem?

A média salarial dos catadores é de um a dois salários mínimos.

9- Qual a principal vantagem das cooperativas ou associações para os catadores de lixo?

A principal vantagem das cooperativas ou associações para os catadores de lixo é a diminuição ou eliminação da influência do atravessador.